segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Especial Sherlock BBC - 1ª Temporada

Estava faltando um especial bem bacana aqui no blog, não é mesmo? Bom, vou começar com uma série muito legal que tem no Netflix e que já aguarda sua quarta temporada! Sherlock!


Sherlock conta a história do grande detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch), obviamente. Acontece que a série dá uma repaginada e mostra o amado personagem no Século XXI, rodeado de tecnologia e de novos conhecimentos sobre vários assuntos, desde criminais a químicos. Nessa primeira temporada, a história introduz os personagens, dentre eles o fiel companheiro Dr. Watson (Martin Freeman) e amigos de Sherlock, como a química Molly Hooper (Louise Brealey) e Detetive Lestrade (Rupert Graves). 

A adaptação dos criadores Steven Moffat e Mark Gatiss (que é inclusive o irmão de Sherlock) é fantástica e mostra muito bem o detetive em tempos modernos. Sherlock possui um blog onde comenta sobre os casos e usa muito o seu celular e laptop para desvendar mistérios. O detetive está excelente por ser bizarro, irônico e muito inteligente, além de fazer vários comentários inapropriados em diversas situações.

Vários momentos da série são hilários e eles já começam no episódio piloto, como aqueles que questionam a necessidade de Sherlock e Watson estarem sempre juntos e sobre a sexualidade dos dois, como quando estão em um restaurante a luz de velas. O roteiro é extremamente inteligente ao sacar essas ideias que não caberiam na cabeça há um pouco mais de cem anos atrás.

Além disso, as tramas dos episódios são fantásticas, como a do primeiro episódio, "A Study in Pink". Esse episódio piloto é possivelmente um dos melhores da história por contar com um ótimo mistério, momentos divertidíssimos e personagens cativantes e que facilmente qualquer um se simpatiza. O segundo episódio conta sobre uma máfia chinesa e é o mais fraco da temporada, mas mesmo assim é muito bom. O destaque mesmo é o último episódio que mostra o grande jogo de um assassino, que se revela no final e impressiona todos que assistem.


Os atores são a grande jogada de Sherlock. Os principais, Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, estão de parabéns e merecem todo o reconhecimento posterior à série. Ambos conseguem pegar o espírito de seus personagens, com destaque a Cumberbatch como Sherlock. Ele dá o tom estranho do seu personagem, mas ao mesmo tempo se mostra como um ótimo protagonista da série. Freeman, a partir das suas expressões faciais e falas, mostra bem como é difícil trabalhar com um dos maiores detetives da Inglaterra, especialmente quando Sherlock mostra o quão inteligente é perante a ele. Todos os outros atores fazem excelentes trabalhos também, como Mark Gatiss ao fazer o estranho irmão de Sherlock.

A abertura da série é muito bacana e resume bem o que mostra a série. Toda a parte de direção é excelente ao mostrar os textos do celular soltos na cena ao invés de mostrar o dispositivo e ainda há as partes em que o raciocínio de Sherlock é exposto, como quando ele seleciona o que deve ser usado para se pensar no caso.

Sherlock se consagra como uma série brilhante e muito bem atuada. Os personagens são muito bem construídos e a cada episódio dessa primeira temporada traz uma trama magnífica. A série é extremamente recomendada para qualquer um que goste de mistérios e casos policiais e dá de 10 a 0 em várias outras séries, como a própria versão americana de Sherlock, Elementary. Com toda a certeza que essa é a melhor 1ª temporada disponível no Netflix.

Veredito: EXCELENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário