sábado, 18 de abril de 2015

Análise - Platoon

Mais um clássico sendo analisado! Dessa vez é do melhor filme de guerra que já vi até agora, chamado Platoon.

Platoon conta a história do soldado Chris Taylor (Charlie Sheen), que é um voluntário para servir na Guerra do Vietnã durante o período mínimo de 365 dias. Ao longo do filme, são mostradas diversas coisas que aconteceram ao longo das batalhas, os soldados problemáticos e todo o sofrimento da guerra. Há conflitos entre os esquadrões, especialmente entre os sargentos Barnes e Elias.

A direção de Oliver Stone é excepcional e ele tem um papel fundamental, já que ele é um veterano da Guerra do Vietnã. Há cenas impressionantes com ótimos ângulos e perspectivas, como uma específica em que Willem Dafoe fala para a câmera, mas, na verdade, está falando para Chris. Esse filme faz parte da saga de Oliver Stone sobre a guerra, que é constituída por Platoon, Nascido em 4 de Julho e Entre o Céu e a Terra.

A história em si é simples, mas todos os acontecimentos são extremamente chocantes, como quando a tropa vai para uma vila que pode estar escondendo suprimentos para os vietcongues, e Barnes acaba destruindo a vila inteira e assassinando inocentes. Há também as cenas das guerrilhas, que sempre pegaram os soldados americanos de surpresa e deixavam milhares de mortos e pessoas mutiladas.

Platoon é um filme fantástico, pois ele foi muito diferente de todos os filmes de guerra que já tinham lançado. O filme questiona a necessidade da Guerra do Vietnã, a violência do Exército Americano, as condições em que os soldados estão submetidos e se realmente vale a pena lutar pelo país. Muitos soldados estão desesperados para voltar pra casa porque não aguentam mais o ambiente terrível, violento e cruel em que foram colocados.

O filme mostra exatamente a grande crueldade que foi a guerra para os dois lados da história, não mostrando heróis ou vilões. Tanto americanos quanto vietnamitas sofreram muito, já que os soldados, ao voltar para os EUA, foram muito mal tratados por não ter vencido. A maioria deles enlouqueceram e a história mostra bem que os problemas vinham, muitas vezes, deles próprios.

As atuações são fantásticas, desde Charlie Sheen até outros grandes como Willem Dafoe e Forest Whitaker. Todos os personagens têm uma característica única e os atores as demonstram muito bem, como o personagem Chris Taylor, que é um novato que não entende a guerra e como ela é ruim. A maioria dos outros soldados são veteranos, alguns desesperados e outros maníacos que não tem sensibilidade alguma com outro ser humano.

A trilha sonora se consiste, basicamente, de uma só música. Apesar de tudo, essa música aparece pouco, mas sempre nos momentos adequados, já que ela é muito dramática e nos faz sentir a tristeza. Para ouví-la, colocarei um vídeo com ela mais em baixo. O roteiro é muito bem feito e com falas sensacionais como a de Elias, o personagem de Dafoe: "Já maltratamos tantos povos que eu acho que chegou a hora de nos ferrarmos".


Platoon é um clássico do cinema e é possivelmente o melhor filme de guerra já feito, mesmo com fantásticas obras como Apocalypse Now e Full Metal Jacket. É recomendado para todas as pessoas, mesmo com cenas chocantes e mortes terríveis. O filme trata de forma exata o horror e o medo da guerra de ambos os lados e a violência gerada por todos.

Veredito: EXCELENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário