domingo, 26 de abril de 2015

Café com Resenha - #6 - Os Vingadores: A Era de Ultron, de Joss Whedon (COM SPOILER)

                Olá pessoal! Aqui é o N., do canal Café com Geek do YouTube! Hoje, trago para vocês a esperada resenha de Os Vingadores: Era de Ultron, por Joss Whedon (Os Vingadores, Agents of S.H.I.E.L.D.). O filme faz parte do Universo Cinemático da Marvel (MCU) e é continuação de Os Vingadores de 2012 e, claro, leva influência dos demais filmes da primeira e segunda fase da Marvel no cinema. O filme saiu dia 22 de abril no Brasil e em outros países, saindo nos EUA oficialmente dia 1º de maio.


                Nesta história, em Sokovia, os Vingadores - Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) - invadem um posto avançado da HYDRA liderado pelo Barão Wolfgang von Strucker (Thomas Kretschmann) que tem feito experiências em humanos usando o cetro, utilizado por Loki, no primeiro filme. Eles encontram dois dos experimentos de Strucker (Os gêmeos "milagre" - Pietro Maximoff/Mercúrio (Aaron Johnson), que tem velocidade sobre-humana, e Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), que pode manipular mentes e lançar rajadas de energia) e tentam capturar Strucker, enquanto Stark consegue recuperar o cetro de Loki. Posteriormente, Stark e Banner descobrem uma inteligência artificial dentro da gema do cetro e, secretamente, usam-na para concluir o programa de defesa global de Stark denominado "Ultron". Inesperadamente, Ultron (James Spader) desperta e, ao refletir sobre sua missão, conclui que para se alcançar a paz é necessário destruir a raça humana. Ultron ataca e "destrói" J.A.R.V.I.S., assistente pessoal virtual dos Vingadores, e avança contra os Vingadores durante uma festa de comemoração na Torre dos Vingadores. Ultron foge com o cetro para Sokovia, onde passa a utilizar os recursos da base de Strucker para evoluir para um corpo melhor (Visão (Paul Bettany)) e construir um exército de robôs, tendo como recrutas os gêmeos Maximoff, que possuem um rancor contra Stark e, consequentemente contra os Vingadores, por ser supostamente o responsável pelo míssil que matou seus pais. A partir desse ponto, os Vingadores se deparam com sua mais nova aterrorizante missão: salvar o mundo mais uma vez de um inimigo que está por toda parte. Por meio da internet, Ultron se espalhou pelo mundo e rapidamente cresce de maneira assustadora ao evoluir com Vibranium e novas tecnologias. Ao longo da história, os Gêmeos Milagre percebem o erro de acompanhar Ultron e se juntam aos Vingadores para proteger a Terra do grande mal que Ultron representa.

Imagem do mais novo Vingador, Visão. Em sua testa, foi relevado, durante o filme, ser a gema infinita da mente, escondida no cetro de Loki.

                O diferencial de Era de Ultron para o primeiro Vingadores é sua dinâmica. Whedon desta vez conseguiu aproveitar cada minuto do filme para tornar as duas horas e vinte e dois minutos de filme momentos inesquecíveis. Não existem momentos de "enrolação" como em boa parte do primeiro filme. Seja a luta do Hulk Buster contra o Hulk em Wakanda ou a tensão na Torre dos Vingadores para acordar ou não o Visão, o filme não cai de rendimento em momento algum, principalmente pelos momentos épicos visíveis literalmente de cinco em cinco minutos ao longo da apresentação.

Imagem promocional da batalha entre Hulk e Veronica, a Hulkbuster.

                Diferentemente de como alguns personagens foram abordados só ao final de Vingadores, os novos (e alguns antigos) personagens foram excelentemente aproveitados no filme. A sutil introdução das novas assistentes pessoais virtuais de Tony Stark, a brutalidade e o humor genial de Ultron, a calma presença e incrível filosofia do Visão (com sua Gema do Infinito da Mente) e seus momentos incrivelmente impactantes com a Mjölnir, o amor entre os Gêmeos que arde a flor da pele (e mostra o verdadeiro poder) em Wanda com a morte de Pietro e a IMPECÁVEL participação do Gavião Arqueiro como verdadeiro Vingador (sendo destaque no filme) além da introdução de sua família, mantida em segredo ao longo dos anos, mostram a verdadeira essência aplicada dos Vingadores que tanto amamos dos mundos dos quadrinhos.

Na última cena do filme, vemos a nova formação dos Vingadores, incluindo Máquina de Guerra, Falcão, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Visão e Capitão América.

                No fim do filme, vemos a formação dos "Novos Vingadores", que inclui Máquina de Guerra (Don Cheadle), Falcão (Anthony Mackie), Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Visão e Capitão América, sendo mais um humilde flerte a Guerra Civil, continuação de Capitão América que sairá no início do ano que vem. Em uma cena em meio aos créditos, vemos brevemente Thanos (Josh Brolin) adquirindo a "Manopla do Infinito" vazia, receptáculo para as gemas do Infinito, como um breve "teaser" da continuação de Vingadores: "Guerra Infinita" que sairá divida em duas partes em maio de 2018 e de 2019 e que provavelmente terá início em "Guardiões da Galáxia 2", que estreia nos cinemas em 2017.

Thanos com a Manopla do Infinito e as gemas, visto no teaser da Guerra do Infinito. Nos "mid-credits", é visto ele adquirindo a manopla, ainda sem as gemas.

Notas:
História10/10 - A história de Era de Ultron é impecável. Dinamicamente excelente, tem aproveitamento perfeito de seus personagens e ambientações e mostra a verdadeira essência dos Vingadores. Por enquanto, melhor filme com os nossos amados Vingadores.
Produção Cinematográfica10/10 - Era de Ultron é repleto de efeitos cinematográficos, obviamente, e estes dão destaque especial a obra - seja com Visão, Ultron, os Gêmeos ou os próprios Vingadores originais.
Compreensão9/10 - Em geral o filme é de fácil compreensão, mas fica a dúvida de como Tony Stark voltou a ser o Homem de Ferro pós terceiro filme, onde ele claramente abandona o cargo.

                Por fim, Vingadores: Era de Ultron supera todas as expectativas e está pronto para derrubar bilheterias. O filme é a maior inovação no MCU pós Homem de Ferro e é a encenação da verdadeira essência dos Vingadores. Recomendado a TODOS os públicos e PRINCIPALMENTE aos leitores de quadrinhos que saíram/sairão mais que satisfeitos das salas de cinema. Com história excelente e produção épica, Os Vingadores: Era de Ultron leva um PRIMORDIAL  9,7/10 nas notas do Geek!

Ultron Prime, última forma de Ultron, muito semelhante aos quadrinhos.

         Bom galera, espero que tenham gostado da resenha de hoje. Ficaremos gratos à qualquer sugestão de conteúdo ou melhora para as próximas postagens. Se gostou, espalhe a palavra! Estamos também no facebook e no twitter, se desejarem nos acompanhar por lá! Até a próxima! :)

Um comentário:

  1. Um dos filmes de ação que parecem incríveis. Em laaprticipación é o amor da atriz Scarlett Johansoon, sua personagem é um dos meus favoritos no filme.

    ResponderExcluir