segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Análise - Um Senhor Estagiário

Aqui um filme que eu achei bem legal! Os críticos não foram a favor do filme, mas esse eu vou divergir.


Um Senhor Estagiário conta a história de um homem viúvo de 70 anos chamado Ben Whittaker (Robert De Niro) que está cansado de viver como aposentado e consegue uma vaga como estagiário sênior em uma empresa de roupas que vende na internet fundada e administrada por Jules Ostin (Anne Hathaway). Ao longo do filme, se percebe a sua evolução na empresa e suas relações de trabalho com sua chefe.

A história é bastante simples, mas o que é fascinante nela é, justamente, o desenvolvimento dos personagens. Ben é muito bem construído, pois os dramas do personagem, que já é um homem de muita idade, ficam bem elaborados. A personagem de Jules é muito legal porque ela é exatamente como o empresário moderno vive hoje em dia, atolado com o trabalho e cheio de coisas para resolver dentro e fora da empresa, especialmente se possui filhos e maridos/esposas. Com toda a certeza, é fácil se identificar com os protagonistas do longa.

Há personagens divertidos como os estagiários que ajudam Ben na empresa e aparecem em uma das cenas mais engraçadas do filme em que fazem referência a 11 Homens e um Segredo. Há também outros que não são tão impactantes e que, dificilmente, quem assiste vai sentir alguma coisa de especial, como Cameron (Andrew Rannells) e Matt (Anders Holm).

A direção de Nancy Meyers é pouco criativa e o filme está cheio de cortes na filmagem, o que não traz uma grande fluidez e coesão nas cenas. Por outro lado, o roteiro é muito bacana e é direto ao ponto, diferente de muitos filmes do mesmo gênero. Tecnicamente falando, o filme tem suas falhas, mas, no geral, satisfaz o espectador.


Todas as atuações no filme são muito boas, mas as que merecem destaque são a de Robert De Niro e Anne Hathaway. De Niro faz um homem muito inteligente e que, ao mesmo tempo que é "old-school", sabe lidar e aceitar muito bem as novidades da tecnologia, como o upload de vídeos e as vendas online. Hathaway faz uma moça com ótimas ideias e que é, ao mesmo tempo, uma pessoa trabalhadora que dedica o seu tempo todo à empresa que criou. Os dois estão de parabéns pelas performances.

O filme se mostra mais como um drama que desenvolve os seus personagens do que um filme que quer elaborar uma história complexa com clímax e reviravoltas. Claro que isso é excelente porque o longa é um drama e serve como um bom exemplo para milhares de séries e filmes que parecem  não se importar em dar alguma dimensão para seus personagens.

Um Senhor Estagiário pode não ser o melhor filme que fala sobre aposentados no trabalho, mas sabe muito bem criar ma boa narrativa que é engraçada e com um tom de drama. É recomendado para qualquer um que queira descansar a cabeça e relaxar algumas horas no cinema ou na televisão. Não é perfeito, mas garante boas risadas e divertimento.

Veredito: RECOMENDADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário