quarta-feira, 18 de março de 2015

Análise - Uma Aventura Lego

Aqui vai a primeira análise de uma animação no blog! E dessa vez é de uma das melhores animações que pude ver esses últimos anos. Só preciso dizer que Tudo É Incrível. Mesmo.


Uma Aventura Lego conta a história de Emmet, um boneco normal que tenta ser um cara comum e social. A partir do momento que consegue algo para vencer uma arma que será usada contra o mundo (que é uma cola), ele é considerado "O Escolhido" e deverá acabar com tal ameaça. Ao longo da jornada, ele vê personagens como Batman, Gandalf, Lanterna Verde e até mesmo Shaquille O'Neal.

Mesmo com uma história absurdamente simples e maluca, o filme tem partes emocionantes que dão uma densidade muito maior. O roteiro é muito engraçado, com muitas falas divertidas e outras tocantes. As diversas referências a personagens presentes nos brinquedos da Lego são incríveis, com direito a piadas com a certa irrelevância do Lanterna Verde no filme e de como o Batman é considerado infalível.

A trilha sonora tem como destaque a música "Tudo É Incrível". A canção é simples e bem banal, mas é genial por ter exatamente esse objetivo, que é o de mostrar uma alienação e padronização do gosto musical das pessoas, já que todos sabem pelo menos o refrão, incluindo robôs. O que está de parabéns é a animação, que dá um aspecto muito natural aos bonecos, nem parecendo que o que está na tela são imagens computadorizadas.

O início e muito bacana, já que ele trata de um homem totalmente comum (Emmet é até um boneco antigo da Lego, sem brilho nos olhos e com expressão neutra) tentando ser relevante e sociável, mas pelo que parece ninguém se lembra dele ou muito menos sabe de quem tá falando. O começo introduz o universo e os personagens de uma forma maluca.

A partir do meio do filme, ele se torna algo muito além do imaginado. Ali começa uma emoção muito maior e passa mensagens sobre o que verdadeiramente é ser incrível e melhor. A parte final pode fazer os mais emocionados chorarem de tão bonita que é, e deixa bem claro a injustiça desse filme não ter sido indicado ao Oscar.

As atuações, tanto dublado quanto legendado, são excelentes. O filme é agradável de assistir dos dois jeitos, tendo no original Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) como Emmet e outros como Morgan Freeman, Will Ferrell e Jonah Hill. A dublagem brasileira está excelente, contando com nosso querido Guilherme Briggs como Superman e Batman.

Uma Aventura Lego é uma das melhores animações que apareceram no últimos anos sem ser da Disney, Dreamworks ou Studio Ghibli. É fantástico como o filme consegue ser profundo se tratando de brinquedos tão simplres, batendo de frente a filmes como Toy Story. Já está na minha coleção de DVDs e é uma prova de que animações infantis podem ser apreciadas por todos.

Veredito: EXCELENTE


2 comentários:

  1. Filme que conseguiu ser bem sucedido no gênero da animação. Pessoalmente, eu estava satisfeito com a criatividade da história e do elenco, onde podemos ver Will Arnnett. De qualquer forma, ir é um filme divertido, vale a pena analisá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Tudo é incrível é uma ótima música! Com muita inspiração em Mad Max, você pode testemunhar esse vídeo com muitas pecinhas e piadas divertidas! A Warner Bros liberou o primeiro trailer da animação Uma Aventura Lego 2 (por certo, eu recomendo Lego Ningajo é uma ótima opção) Com título original de The LEGO® Movie 2: The Second Part, a sequência do filme de 2014 promete novas aventuras com os heróis da cidade de Bricksburg. Em Uma Aventura Lego 2 vamos acompanhar os cidadões que nos últimos cinco anos viviam suas vidas maravilhosas, enfrentar uma nova ameaça: os invasores LEGO DUPLO® chegam na cidade vindos do espaço destruindo tudo mais rápido que se possa reconstruir. Assim, Emmet, Lucy e o Batman deverão se unir com seus amigos para tentar defender e restaurar a harmonia no universo LEGO enquanto eles viajam para longe em mundos inexplorados, incluindo uma estranha gálaxia onde tudo é um grande musical.

    ResponderExcluir