2014, um ano com excelentes filmes e outros péssimos (olhando direto pra Transformers e TMNT). Uma das grandes surpresas foi a estreia de Dan Gilroy (roteirista de Gigantes de Aço) na direção de um filme, Hoje, falaremos de "O Abutre", ou, se preferir, Nightcrawler.
A história é sobre Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), um homem desesperado por emprego que encontra uma oportunidade para ganhar dinheiro com a criminalidade de Los Angeles. Ao ver Joe Loder (Bill Paxton) filmando uma cena de policiais salvando uma moça de um carro em chamas, Lou se encanta com a oportunidade de emprego e vende seus vídeos para uma empresa de jornal televisivo.
O filme conta com uma ótima história, atores incríveis e excelente ambientação. Apesar de Los Angeles ser uma bela cidade, é possível perceber o tom ameaçador e assustador ao anoitecer da cidade. A atmosfera escura e o personagem Lou Bloom tornam esse filme sombrio e muito tenso, podendo agradar aqueles fãs de filmes de crime ou como os de David Fincher (Clube da Luta e Garota Exemplar).
Talvez o ponto mais alto do filme seja a atuação de Jake Gyllenhaal no papel principal. Ele quase não pisca, seu andar é estranho e suas atitudes deixam qualquer um com medo do que ele pode ser. O personagem é imprevisível ao extremo, já que não se sabe quando ele surtará. Jake dá um ar a mais ao protagonista e deixa o filme mais empolgante, tendo esse como um dos melhores papeis da sua carreira toda.
Mesmo com roteiro impecável, direção sensacional e atores incríveis, a trilha sonora não tem destaque algum, pois as músicas são pouco marcantes e raramente se toca algo no fundo.
Nightcrawler é um dos melhores filmes do ano, dando uma nova perspetiva quanto às críticas ao meio midiático e a imprensa marrom, questionando princípios éticos . Uma verdadeira obra-prima para quem gosta do cinema e de tudo que ele pode proporcionar. Infelizmente vivemos no Brasil, onde esse filme não teve um marketing justo e condizente com a qualidade do filme. Ele é provavelmente o filme que eu mais queria e precisava nesses tempos.
Veredito: EXCELENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário