domingo, 8 de março de 2015

Análise - Guerra Civil (HQ)

Isso mesmo! Começarão agora as análises de quadrinhos também! Vai ser difícil aparecer coisa nova, então não imaginem que eu esteja atualizado. Hoje falarei sobre um dos quadrinhos mais badalados da Marvel e que se tornará história do filme Capitão América 3, o grande quadrinho Guerra Civil.


A história de Guerra Civil começa com a destruição de uma escola devido à irresponsabilidade dos Novos Guerreiros para ganhar audiência em um reality show. O governo americano propõe uma lei em que os heróis devem se registrar e entregar as suas identidades, gerando um conflito entre os próprios heróis sobre o que deve ser levado em consideração: liberdade ou legalidade. Capitão América não concorda com a medida, já que não acredita no que o governo pretende, enquanto Homem de Ferro luta pela lei, a fim de evitar novas catástrofes e impedir que os heróis passem a ser ilegais.

A trama é muito boa e sabe bem como colocar os heróis em conflito, e todo o questionamento sobre os heróis lembra bastante o Watchmen, especialmente a citação "Who watches the Watchmen?". Apesar de tudo, o conflito entre Capitão América e Homem de Ferro não é muito imparcial, não gerando verdadeiramente uma guerra civil. Tony Stark atua como um verdadeiro vilão, totalmente opressor, agressivo e autoritário, fazendo perder vários aliados, dentre eles o Homem-Aranha. Acaba que qualquer fã que acompanhe a história vai apoiar Steve Rogers.

A arte também é muito boa, mostrando uma dinâmica e movimento, além dela ser bonita mesmo. Cada página poderia ser um pôster no quarto facilmente. A Marvel sempre teve bons artistas e esse é só mais um grande exemplo.

As falas de Guerra Civil trazem um bom impacto na história, especialmente as de Demolidor, um dos meus heróis favoritos da Marvel. Nosso advogado herói consegue esculachar o Homem de Ferro quando seu autoritarismo chega a limites terríveis.

A forma como a Marvel trata a Guerra mostra bem quem eles querem que você apoie, e esse é realmente o grave problema do arco. Capitão América se mostra como o personagem com as decisões mais corretas, sendo o protagonista mais forte, enquanto Homem de Ferro atua como um verdadeiro monstro que não aceita opiniões contrárias. O "vilão" da história contrata até inimigos para conseguir impor o que ele defende.

De forma resumida, Guerra Civil é uma história muito boa e bem feita com uma excelente arte, mas possui um grave problema de não deixar os fãs decidirem qual lado está mais correto e racional. Acaba que persiste a "vilanização" de um dos lados do conflito.

Veredito: RECOMENDADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário