sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Análise - O Jogo da Imitação

Este é o outro filme que está entre os melhores do ano: O Jogo da Imitação (ou Imitation Game)! Uma cinebiografia sobre uma das mentes mais brilhantes da história, Alan Turing.


O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing, um excelente matemático que ajudou o Governo Britânico durante a Segunda Guerra Mundial para quebrar os códigos dos nazistas, podendo dessa forma acabar com o conflito de forma mais rápida. Ao longo do filme, a história da decodificação vai sendo explorada e ainda há as questões pessoais do protagonista quanto à sua sexualidade (naquela época na Inglaterra, era crime ser homossexual).

A trama do filme é muito bem escolhida e mostra como que a guerra foi muito além do que imaginamos, entrando em cena pessoas que jamais pensaríamos que estariam ajudando a combater o avanço nazista. O roteiro também é muito bem feito, com falas geniais por parte dos personagens.

A performance de Benedict Cumberbatch é impecável e mostra como o ator se adapta a cada papel que é entregue a suas mãos, desde Sherlock Holmes ao dragão Smaug (Hobbit). Ele consegue deixar o personagem complexo, pois, por mais que Turing seja rude às vezes, é um homem com muitos problemas quanto a quem verdadeiramente ama e sua ambição. Não é a toa que ele é um dos atores mais queridos pelos estpudios e por fãs em todo o mundo. Keira Knightley mostra também uma dedicação ao seu papel e surpreende qualquer um, já que filmes como Piratas do Caribe não exigiram tanto dela.


A direção e a fotografia são sensacionais, com um clima mais light, mas eficiente. A forma como que a guerra é mostrada a partir de vídeos e sessões em que mostra o caos provocado pelos aviões deixa bem claro que os alemães dominaram a guerra por um tempo.

Em questão de trilha sonora, o filme é um pouco ausente nesse aspecto, mas isso é um critério um pouco subjetivo quanto ao que está sendo colocado em análise.

O filme é uma excelente forma de ver a Segunda Guerra de uma nova perspectiva, muito diferente do que já estamos habituados, como por exemplo "O Resgate do Soldado Ryan" e muitos outros filmes semelhantes nesse quesito. Aqui, vemos a história de alguém fascinante, que se tornou o pai da Inteligência Artificial e da Computação.

Por ser muito bem acabado e apresentar uma biografia de uma forma muito tranquila de ser acompanhada, este acaba sendo um dos melhores filmes de 2014. Qualquer fã do cinema deve assistir esse filme.

Veredito: EXCELENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário