sábado, 25 de abril de 2015

Análise - Os Vingadores: Era de Ultron

Um filme que eu consegui ver na pré-estreia! Dessa vez é um dos filmes mais esperados do ano, a continuação de Os Vingadores!


Os Vingadores: Era de Ultron é mais um ponto chave no universo da Marvel no cinema. Logicamente, o grupo já está formado e o filme já começa com uma missão deles. No filme, Tony Stark consegue dados específicos e cria uma nova inteligência artificial extremamente potente e inteligente chamada Ultron, que visaria a defesa da humanidade. Acontece que o "software" quer uma forma de atingir a paz, mas, para ele, o que impede o seu objetivo é exatamente a existência dos Vingadores, e sua missão é acabar com eles e "renovar" as pessoas.

A Marvel mais uma vez acerta em cheio e faz muito bem o que sabe. Os diretores e os roteiristas fizeram uma história fantástica (tivemos um excelente exemplo em Capitão América 2) e cenas de ação de tirar o fôlego de tão bem feitas, além do humor que já estava no primeiro filme e em Guardiões da Galáxia. O fascinante da história é justamente saber construir uma grande trama em volta de um novo personagem, que aparece só nesse filme (por enquanto) e já se mostrou um dos vilões mais perigosos de todo o universo Marvel.

A direção de Joss Whedon está excelente como sempre e mostra o quanto que ele é o melhor pra comandar o filme. As cenas de ação estão fantásticas devido aos ângulos e a própria coreografia, como quando Capitão América e Thor fazem combinações e derrubam diversos inimigos. As melhores lutas são com certeza a de Homem de Ferro usando a Hulkbuster contra Hulk e a luta final contra Ultron.


Os atores são um espetáculo à parte. Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson e Jeremy Renner continuam com seus excelentes trabalhos desde o primeiro filme e mostram muito bem as características únicas de cada personagem. As novidades do elenco também agradam muito, como Paul Bettany (nem tanta novidade assim, já que dubla o Jarvis) atua muito bem para fazer o herói Visão. O grande destaque dos novos atores é James Spader, o ator que dubla Ultron. James dá um tom ameaçador para a voz do vilão, também mostrando perfeitamente um tom irônico e cínico em determinadas falas. Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson como Feiticeira Escarlate e Mercúrio, respectivamente, estão muito bem no papel como os irmãos que necessitam um do outro para sobreviver.

A trilha sonora de Danny Elfman é incrível, especialmente o grande tema dos Vingadores que já está bem conhecido. As músicas são excelentes, mas senti falta de uma canção composta pro filme, como "Live to Rise" do Soundgarden no primeiro filme. O roteiro é uma das maiores qualidades devido aos excelentes diálogos entre os próprios Vingadores, recheados de humor e de falas bacanas.

O filme consegue equalizar muito bem a ação sem ter os exageros de Michael Bay por exemplo. Além disso, diálogos como o que tem na luta de Hulk contra Homem de Ferro são fantásticos por não ser extremamente bobos e fazer sentido devido ao jeito debochado que Tony Stark possui. Também temos situações de conflito e emoções dos personagens devido a pensamentos sobre o passado. Tudo está bem construído o suficiente para caminhar na Guerra Civil, já que há atritos entre os personagens, e também para o terceiro filme que levará o Universo Marvel adiante na galáxia.

Os Vingadores: Era de Ultron mostra mais um filme de excelência da Marvel Studios e deixa bem claro que o gênero ainda não esgotou. Ele soube pegar tudo de bom das obras anteriores e criou uma sequência superior ao antecessor e é, finalmente, um bom filme em cartaz no cinema. Vá agora assistir, especialmente se você acompanhou toda a saga do Marvel Cinematic Universe ou é fã dos quadrinhos e dos heróis da Marvel.

Veredito: EXCELENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário