quarta-feira, 1 de abril de 2015

Análise - Foxcatcher - Uma História Que Chocou O Mundo

Eis aqui a análise de um filme que concorreu a uma boa quantidade de Oscars. O nome dele é "Foxcatcher", uma história verídica um tanto quanto estranha e assustadora.


"Foxcatcher" conta a história baseada em fatos reais do milionário John Du Pont (Steve Carell), que, nos anos 80, resolve criar um time de wrestling com os melhores atletas para trazer a glória de volta para os Estados Unidos. Para isso, ele chama o grande lutador Mark Schultz (Channing Tatum) para a equipe. Na história, o espectador verá como foi a criação do Team Foxcatcher e todos os acontecimentos desastrosos e terríveis de Du Pont.

A forma como que a história foi adaptada foi muito bem feita e interessante, pois tudo se relaciona com causas e consequências. A direção de Bennett Miller (Capote) é fantástica e traz um tom obscuro para o filme, além dos cortes imprevisíveis na filmagem que são bem legais. A maquiagem é perfeita, pois ela conseguiu deixar os personagens muito parecidos com o real e fez com que Steve Carell ficasse irreconhecível no papel de John.

A trilha sonora conta com músicas relativamente assustadoras em relação ao contexto do filme, já que elas são muito tranquilas comparadas à obra. O roteiro é muito bem feito e as falas são muito sutis, deixando qualquer um interpretar bem o filme. O único problema que alguém pode ter é a duração do longa, que tem quase 2 horas e 30 minutos, mas, diferente de "O Juiz", há um foco na complexa história e seria muito difícil fazer um filme com duração menor.

Os atores são um espetáculo à parte. Steve Carell (The Office, O Virgem de 40 Anos) está irreconhecível, como mencionado antes, e consegue fazer com que John seja muito complexo, dando uma aparência tranquila, mas estranha e tenebrosa, fazendo com que qualquer um desconfie dele. Channing Tatum (Anjos da Lei, G.I. Joe) consegue fazer um ótimo trabalho, não sendo só o cara com barriga de tanquinho, mostrando seu valor em dramas. Mark Ruffalo (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Os Vingadores) está excelente no papel como o irmão de Mark e mais uma vez trabalha muito bem.

A obra trata exatamente sobre como que a ambição e a loucura podem trazer resultados horríveis para quem está no meio da situação. John atua como um verdadeiro psicopata que não entende o que está fazendo, mas tenta ao máximo agradar a família, que cobra muito para que ele seja célebre (pra quem não sabe, a família Du Pont é muito importante nos EUA por ser extremamente rica, tendo influência até na política). Mark e seu irmão, Dave, são torturados para que sejam os melhores e que tragam uma medalha de ouro nas Olimpíadas.

"Foxcatcher é um ótimo filme e, junto de "O Jogo da Imitação" (analisado aqui), se consagra como um dos melhores filmes baseados em histórias verídicas do ano passado. É um filme imperdível e conta uma triste e trágica história do mundo do wrestling. Adianto que não serão todos que irão gostar da obra porque ela é longa e com um ritmo demorado, não contando exatamente sobre a modalidade de luta. O ponto principal é a história de um time liderado por um homem ambicioso, que controla e domina quem está em suas mãos.

Veredito: EXCELENTE


Um comentário:

  1. Daqueles filmes que têm um excelente elenco, por exemplo, a atriz Sienna Miller é um deles, que já vimos em outros filmes como Francotirador . A última é a minha guerra favorito, sem dúvida, das histórias que eu recomendo, porque você mantedrá cativado.

    ResponderExcluir